Em declarações à imprensa, o diretor-geral do Gabinete de Eficiência Energética, Abhay Bakre, destacou que o encontro de três dias em Mumbai pretende também somar forças na defesa do uso de recursos renováveis e da redução do uso de combustíveis fósseis para ajudar a mitigar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Desde as sessões anteriores, os mais de 100 participantes, incluindo representantes da Agência Internacional de Energia, do Banco Mundial e do Conselho Mundial de Energia, discutem temas como a transição energética por meio do enfrentamento de lacunas tecnológicas, bem como o financiamento de baixo custo para esse fim e alcançar a segurança energética e cadeias produtivas diversificadas.
Além disso, revisam aspectos como eficiência energética, transições industriais de baixo carbono e consumo responsável, combustíveis para acesso futuro e universal à energia limpa, bem como a busca por caminhos de transição energética justos, acessíveis e inclusivos.
O evento é de particular importância para a Índia, pois o país decidiu reduzir a zero as emissões de carbono até 2070, conforme anunciado pelas autoridades nacionais do setor.
Portanto, as iniciativas empreendidas por outros países nesse sentido poderiam apoiar os objetivos mencionados do subcontinente, disseram.
oda/lrd / fav