Depois de depositar uma coroa de flores no monumento erguido em memória do herói da independência vietnamita, Ho Chi Minh, na cidade de Vinh, e conversar com líderes do Partido Comunista (PCV), do Comitê Popular e da Frente da Pátria no território, Hernández se mudará para a cidade de Dong Hoi, na vizinha Quang Binh.
O coordenador nacional dos Comitês de Defesa da Revolução (CDR) chegará assim ao mesmo local que há quase 50 anos, em plena guerra, veio o Comandante-em-Chefe Fidel Castro para conhecer a zona recentemente libertada de Vietnã do Sul e confraternizar com os combatentes da Frente de Libertação Nacional.
Em Dong Hoi, a delegação cubana do CDR depositará amanhã uma oferenda de flores diante da estátua que comemora a passagem do líder histórico da Revolução Cubana por aquele local e visitará o hospital Amizade-Vietnam Cuba, presenteado pelo próprio Fidel Castro após sua visita para o município devastado.
O passeio continuará no dia seguinte na cidade de Dong Ha, província de Quang Tri, onde foi inaugurado em setembro de 2018 o Parque Fidel Castro, diante de cuja estátua Hernández e seus companheiros depositarão uma oferenda floral.
A representação cubana permanecerá ali até domingo, dia 21, quando se deslocará ao porto fronteiriço internacional de Lao Bao para iniciar uma visita ao Laos.
Durante a sua estada nesta capital, onde chegou na terça-feira passada, Hernández manteve um encontro fraterno com o presidente do Comité Central da Frente Pátria, Do Van Chien, com quem assinou um acordo de cooperação entre aquela organização e o CDR para o período 2023-2028.
Falou ainda com a membro do Burô Político e membro permanente do Secretariado do Comitê Central do PCV, Truong Thi Mai, que manifestou a sua alegria pelo fecundo desenvolvimento de uma especial solidariedade e amizade entre as duas partes, Estados e povos, e ratificou a importância de preservar e desenvolver esses vínculos.
Na quarta-feira, a delegação do CDR manteve um encontro com o vice-presidente permanente da Assembleia Nacional (Parlamento), Tran Thanh Man, que afirmou que o sucesso de Cuba gera confiança e inspira outros países, inclusive o Vietnã.
Hernández e sua comitiva também depositaram uma coroa de flores no mausoléu erguido nesta capital em memória do presidente Ho Chi Minh, prestes a comemorar o 133º aniversário de seu nascimento, e também visitaram a casa onde o herói vietnamita viveu seus últimos anos.
jf/mpm/hb