O emblemático Teatro Balboa, nessa capital, estava vazio no dia anterior para o show “Eternamente…. Pablo”, apresentado pelo artista e ator Luis Arteaga, que apresentou seus convidados de forma coloquial e com quem compartilhou canções e motivações que os uniram para sempre à Nueva Trova Cubana.
Em pouco mais de uma hora, cantores como José Pepe Calderón, que estudou medicina na ilha, e Rómulo Castro, diretor do grupo Tuira, filho de professores universitários que viveu por mais de uma década entre Santiago de Cuba e Havana, e que admira trovadores como Silvio Rodríguez e Pablo Milanés desde sua infância e agora os evoca em suas canções, transbordaram de aplausos.
Mírame bien, Yo no te pido, El primer amor, Pobre del cantor, Amo esta isla, foram algumas das canções escritas por Pablo que encheram o palco e encantaram um público que conhecia suas letras.
A isso se somaram as vozes femininas de Natasha Gómez, que interpretou Te quiero porque te quiero; ou a chilena mexicana e panamenha Valeria Obando, que desde muito jovem sofreu a experiência do exílio durante a ditadura de Augusto Pinochet, que arrancou aplausos e lágrimas com sua versão magistral de Yo pisaré las calles nuevamente (Andarei pelas ruas novamente).
A dupla Afrodisíaco, formada por Tatiana e Miroslava, também impressionou com suas vozes; mas nada como o encerramento, quando todos se uniram para interpretar El breve espacio en que no estás e Yolanda, como o clímax de um show memorável.
Uma menção especial deve ser feita aos arranjos do maestro Alfonso Lewis e sua Freelatinsoul Band, que acompanhou cada artista.
Arteaga enfatizou, em suas palavras finais, a necessidade de imortalizar o conteúdo de um Pablo que, com o mesmo amor, cantou para a vida, para as mulheres, para a solidariedade e para sua terra natal, sua ilha, e que ainda ressoa no coração de muitos.
Nesse sentido, agradeceu ao Ministério da Cultura e ao Sistema Estatal de Rádio e Televisão por patrocinar essa homenagem a um dos pioneiros do Movimento Nova Trova e Prêmio Nacional de Música (2005), considerado, por sua versatilidade interpretativa, um dos principais expoentes dos cantores e compositores espanhóis.
mem/ga/bm