A comissária da UA para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Meio Ambiente Sustentável, Josefa Sacko, revelou em sua conta no Twitter que Marquez foi recebido pela vice-presidente da UA, Monique Nsanzabaganwa, e por outras autoridades de alto nível.
“SE @FranciaMarquezM o vice-presidente da Rep. da #Colômbia se reuniu com o
Comissão da União Africana. A reunião foi presidida pelo DCP, HE @mnsanzabaganwa. A vice-presidente se comprometeu a fortalecer a colaboração entre seu país e a @_AfricanUnion no compartilhamento de conhecimento e na cooperação Sul-Sul”, tuitou Sacko.
Márquez chegou à Etiópia no dia anterior em uma visita oficial, a última parada de sua turnê pelo continente, que incluiu a África do Sul e o Quênia, e foi recebida nesta manhã pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed.
Assinou um memorando de entendimento com o vice-primeiro-ministro e chanceler Demeke Mekonnen com o objetivo de expandir a cooperação em comércio, investimento, turismo, aviação e tecnologia.
Mekonnen saudou a decisão de Bogotá de reabrir sua embaixada em Adis Abeba após quase 50 anos. Os dois países iniciaram relações diplomáticas oficiais em 1947 e a nação sul-americana abriu sua sede diplomática aqui em 1967 e a fechou em 1974.
mem/nmr/bm