San Salvador, 20 Mai (Prensa Latina) El Salvador encerra hoje uma semana quente em que o assassinato de um policial e a extensão do estado de emergência foram cercados por altas temperaturas, chegando a ultrapassar os 40 graus.
Os últimos relatórios do Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais (Marn) alertaram na véspera sobre uma vaga de calor com temperaturas superiores a 39 graus depois de esta sexta-feira na zona leste do país a coluna de mercúrio dos termómetros ter passado para os 40,6 graus Celsius.
O meteorologista William Abarca previu um ambiente quente. “A temperatura máxima pode chegar a 39 graus Celsius no leste, embora marcas mais altas não sejam descartadas”, alertou.
Nesse ambiente de calor, a Assembleia Legislativa aprovou a prorrogação por mais 30 dias do estado de emergência, medida que abrange o combate às quadrilhas desde sua aprovação pelo fórum em 27 de março de 2022.
A décima quarta ampliação foi acompanhada pelo assassinato de um policial em áreas do município de Nueva Concepción, departamento de Chalatenango, no norte, o que favoreceu sua adoção no foro legislativo.
Nestes dias, gostaria de destacar o envio de cerca de 5.000 soldados junto com 500 policiais que são apoiados por sete viaturas Polaris, no terceiro cerco militar estabelecido pelo governo para combater as gangues.
Enquanto isso, a questão da imigração monopolizou espaços após a expiração do Title 42 nos Estados Unidos, um regulamento de saúde estadunidense devido à Covid-19 que permitia a expulsão acelerada de quem chegasse irregularmente à sua fronteira, o que para muitos aqui é uma ameaça latente de deportação para milhares de compatriotas que emigram para aquele país.
Este é o caso de algumas das 260.000 pessoas desta região que vivem sem status legal em território estadunidense, que vivem nas sombras e que são ameaçadas pela expiração do programa Temporary Protected Status (TPS) para migrantes. Salvador, Honduras e Nicarágua.
Como nota para refrescar o ambiente, o tenor espanhol Plácido Domingo foi majestoso em recital oferecido na quarta-feira, segundo a crítica.
Com mariachi e acompanhado pela Orquestra Sinfônica de El Salvador, Domingo estreou no país com uma apresentação magistral, noticiou o jornal La Prensa Gráfica.
Também durante a semana, as incertezas sobre o voto eletrônico no exterior continuaram, depois que o Tribunal Superior Eleitoral não concluiu a escolha da empresa que vai construir o sistema nem tomou providências para a fiscalização, algo que até é visto por alguns sob a ótica de fraude no as urnas.
A questão da empresa é importante porque quem for selecionado confirmará a confiabilidade dessa modalidade de sufrágio, que permitirá a milhares de salvadorenhos no exterior exercer seu voto e eleger autoridades por meio dessas ferramentas tecnológicas.
mem/lb/ans