A declaração militar divulgada no domingo disse que “a libertação da cidade de Artiomovsk (Bakhmut para os ucranianos) foi concluída graças às ações decisivas das unidades de assalto que permitiram que a Rússia assumisse o controle total da importante fortaleza”.
O presidente Vladimir Putin parabenizou as unidades de assalto de Wagner, bem como todos os militares das Forças Armadas russas, que forneceram o apoio e a cobertura de flanco necessários, pela conclusão da operação de libertação de Artiomovsk.
Conhecida há décadas como Artiomovsk e ainda referida como tal na Rússia, a cidade de Bakhmut tem sido foco de combates ferozes há meses devido à sua importância para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass.
Artiomovsk está localizada ao norte da cidade de Gorlovka, em uma área da República de Donetsk atualmente controlada por Kiev, e a apenas 50 quilômetros da cidade de Donetsk, capital do território de mesmo nome.
A Rússia vem conduzindo uma operação militar especial na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022, alegando que as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk precisavam de ajuda, conforme denunciaram, em face do genocídio praticado por Kiev.
Antes do início da operação militar especial, Moscou reconheceu os dois territórios como estados independentes e, em setembro passado, eles foram incorporados à Federação Russa após referendos nos quais o “sim” para a adesão venceu com uma maioria esmagadora.
mem/gfa/mb