O maior número de pacientes concentra-se na área metropolitana, 60 porcento deles no departamento vizinho de Central, e em Assunção, com 39 por cento, segundo dados do Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social, citados nesta terça-feira pelo jornal HOY.
O sexo mais afectado é o masculino, com 99 porcento dos casos, enquanto apenas uma mulher no país está registada como infectada, e a idade média dos infectados com o vírus é de 33 anos.
Os principais sintomas dos pacientes paraguaios identificados são lesões na pele (incluindo nos órgãos genitais), dores musculares, fraqueza, febre, dor de cabeça e glândulas inchadas, disse a fonte.
As formas de contágio são o contacto físico próximo com alguém que tenha sintomas e com objectos, tecidos e superfícies utilizados por pessoas doentes.
A varíola é uma zoonose viral do género Orthopoxvirus (inclui o vírus da varíola, que causa a varíola), detectada pela primeira vez na Dinamarca em 1958, numa colónia de macacos utilizados para investigação, embora o primeiro caso humano tenha ocorrido em 1970, na República Democrática do Congo.
Em Maio de 2022, a doença foi localizada em territórios onde normalmente não ocorre, como a Europa, a América do Norte e do Sul, o Médio Oriente e a Austrália.
Um surto multinacional deste tipo de varíola foi declarado uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional pela Organização Mundial de Saúde em 23 de Julho de 2022.
jha/apb/glmv