De acordo com o comissário nacional da modalidade, Orlando Cala, ambos os jogadores venceram os testes para formar a equipa nacional para os Jogos da América Central e do Caribe , que se realizam de 23 de Junho a 8 de Julho.
Na competição feminina, Oropesa tinha uma forte adversária em Yeily Ortiz, mas a atleta seleccionada venceu-a nas cinco ocasiões em que se defrontaram para definir o lugar.
Não incluímos mais atletas devido à sua ausência em eventos do ranking internacional. Por outro lado, aguardamos a confirmação de dois participantes nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago”, disse o director ao Jit.
Estas aspirações são apoiadas pelos resultados obtidos no torneio Giraldilla em Havana e no campeonato pan-americano realizado na Jamaica.
Estamos satisfeitos com a equipa pela forma como reagiu na competição continental na ilha vizinha. As duplas femininas de Oropesa e Ortiz passaram duas rondas e ficaram entre o quinto e o oitavo lugar, depois de perderem nos quartos-de-final para as campeãs pan-americanas, mas fizeram um bom jogo”, recordou.
De acordo com Cala, por não terem uma boa classificação, na ronda de abertura os cubanos perderam para os primeiros classificados tanto em singulares como em pares. Ainda assim, a equipa mista terminou entre os 16 primeiros.
Estamos satisfeitos, até certo ponto, pelas conquistas positivas que nos deram pontos para a qualificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Pelas nossas contas, deveríamos ter quatro atletas, dois em cada género, com grandes hipóteses de conquistar um lugar”, sublinhou.
Liderada por Oropesa e Herrera, a equipa cubana treina desde Março na cidade de Pinar del Rio, 155,08 quilómetros a leste daqui, onde tem apoio suficiente. Trabalham durante toda a semana, excepto à quarta-feira, que é dedicada aos estudos.
jha/am/glmv