O anúncio foi feito pelo diretor geral da NVA, Tran Dinh Nhan, em uma coletiva de imprensa para lançar uma campanha nacional de economia de eletricidade antes do verão que se aproxima e que, segundo as previsões, será mais quente do que nos anos anteriores.
As fontes de energia em todo o sistema EVN estão enfrentando uma escassez em suas reservas, alertou Dinh Nhan, observando que a carga de eletricidade na região norte provavelmente será sobrecarregada durante os horários de pico, e soluções devem ser buscadas para garantir a estabilidade do fornecimento de energia no país.
Explicou que, mesmo agora, a capacidade disponível às vezes é menor do que a demanda de carga, de modo que o grupo precisa contar com usinas térmicas a diesel e óleo combustível ou trabalhar com fornecedores de carvão, gás e petróleo para garantir a operação de suas instalações.
Além disso, acrescentou, foram realizadas negociações com investidores em projetos de energia eólica e solar para a compra de eletricidade para a rede nacional.
No meio da semana passada, o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, presidiu uma reunião do governo que discutiu possíveis soluções para garantir o fornecimento de eletricidade para produção, negócios e consumo.
Embora ele acredite que a capacidade total dos sistemas nacionais de eletricidade possa atender totalmente à demanda, Minh Chinh alertou que um déficit parcial poderia ser enfrentado no curto prazo (até 25 de maio), devido ao aumento da demanda devido ao calor sufocante.
Outros fatores que afetam essa situação são a seca intensa, que está causando escassez de água nos reservatórios hidrelétricos, e a lentidão na compra de carvão da Indonésia.
rgh/mpm/bm