Esse desembolso foi entregue no dia anterior pelo embaixador mexicano no país, Guillermo Zamora, e tem como objetivo melhorar a infraestrutura e os equipamentos de escolas localizadas em sete departamentos do território nacional.
A Ministra da Educação da Nicarágua, Lilliam Herrera, reconheceu a colaboração econômica do México por meio da iniciativa PEM, que consolida os esforços do governo sandinista para elevar o nível da educação nesse país centro-americano.
“Continuamos a trabalhar juntos para aprender e construir um mundo melhor que erradique a pobreza somente por meio da educação. Viva o México, viva a Nicarágua”, disse Herrera.
Por sua vez, o diplomata mexicano afirmou que essa doação é um sinal dos laços de amizade e cooperação entre as duas nações, pelo que, disse ele, “quero que vocês sintam a reciprocidade e o carinho de nossa afeição por vocês”.
Criado em 1996 para promover o desenvolvimento de crianças na América Central, o Programa Escolas do México tem atualmente 153 centros educacionais em 17 países, dos quais 12 estão na Nicarágua, beneficiando mais de 6.430 alunos.
rgh/ybv/bm