23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil vai instalar comissão parlamentar para investigar golpismo

Brasil vai instalar comissão parlamentar para investigar golpismo

Brasília, 25 mai (Prensa Latina) O Congresso brasileiro instalará hoje a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro nesta capital, quando as sedes dos três poderes foram invadidas e saqueadas.

Segundo a Agência Senado, após a instalação, será eleito o presidente da mesa, que reunirá 32 parlamentares titulares, sendo 16 senadores e 16 deputados, com igual número de suplentes.

A CPMI terá 180 dias para apurar as ações golpistas e poderá encaminhar seus resultados ao Ministério Público, a fim de fornecer provas ao processo criminal.

Apoiadores radicais do presidente derrotado Jair Bolsonaro aproveitaram a instalação de acampamentos, sob a patente de protestos pacíficos e de livre expressão, nas cidades e principalmente em Brasília, contra o resultado das eleições de outubro e a posse pela terceira vez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Porém, no dia 8 de janeiro, a ordem de quase sete mil extremistas de Bolsonaro (apoiadores do ex-militar e com a cor amarela da bandeira) invadiram e saquearam as dependências do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

Apesar de a análise do comportamento e das condutas suspeitas permitirem antecipar ações de indivíduos ou grupos com fins terroristas, as polícias pouco reagiram, principalmente as do Distrito Federal (DF).

A tentativa de golpe culminou na prisão de muitos apoiadores do ex-capitão do Exército, incluindo o ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres, que atuou como ministro da Justiça no governo Bolsonaro.

A audiência de posse desta quinta-feira no Congresso será presidida pelo senador Otto Alencar, parlamentar mais antigo entre os parlamentares.

Ao mesmo tempo, segue no STF a investigação sobre a tentativa antidemocrática, processo pelo qual Bolsonaro declarou.

A Procuradoria-Geral da República denunciou criminalmente 1.390 pessoas por vários crimes, como extinção violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.

mem/ocs/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES