Como lembra um comunicado presidencial, a data comemora o estabelecimento da Organização da Unidade Africana há 60 anos, que foi transformada há duas décadas na União Africana.
As atividades do Mês da África (maio) deste ano são realizadas sob o tema “Aprofundando a visão da UA para a unidade africana por meio da prosperidade, paz e modernidade para uma África melhor e um mundo melhor”.
O dia (todo 25 de maio) concentra a atenção no desenvolvimento nacional e continental, na integração regional, nas oportunidades oferecidas pelo Acordo de Livre Comércio Continental Africano e nos tesouros humanos, culturais e naturais da África, continua a Presidência no texto.
Também busca promover a Agenda Africana e fortalecer as instituições e políticas da União Africana para a realização do plano continental, a Agenda 2063, acrescenta o documento.
O Dia da África também destaca a integração regional por meio do contato interpessoal e da harmonização de habilidades e conhecimentos para desenvolver a capacidade em todos os setores, em todos os países, conclui.
jf/mv/bm