23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vencedores de prêmios nacionais de arte expõem em Havana

Expo-Pilar-e-Isabel-Bustos-150x113

Vencedores de prêmios nacionais de arte expõem em Havana

Por Heydi Garcell Vallejera
Havana, 26 mai (Prensa Latina) A exposição Abrazos entre líneas y color, da artista equatoriana Pilar Bustos, é exibida hoje na Casa Museu Oswaldo Guayasamín, em Havana, como parte do intercâmbio cultural entre as duas nações.

Sua autora, uma grande amiga de Cuba com mais de 60 anos de trabalho, expressou à Prensa Latina a grande satisfação de retornar ao país, onde estudou pintura na Escola Nacional de Arte (ENA) e ao qual deve gratidão e lealdade.

Juntamente com suas obras, os visitantes do museu, localizado no centro histórico da capital, poderão apreciar a arte pictórica de sua irmã Isabel Bustos, vencedora do Prêmio Nacional de Dança da maior das Antilhas e diretora da Companhia de Teatro Danza-Retazos, que também se dedica ao mundo dos pincéis e do grafite.

Em exposição ao público está uma coleção de trabalhos em uma variedade de materiais e técnicas, incluindo acrílico sobre tela, óleo sobre tela e impressões em tela.

O embaixador do Equador no país, José María Borja, disse que a autora se destaca pela maestria de seus desenhos e pelo uso de cores.

Essas são as pinturas que ela queria exibir em Cuba, para seus colegas de classe, para seus professores, e para nós é muito importante cumprir esse ideal, acrescentou o diplomata.

Nossos povos compartilham muitos episódios, como a correspondência múltipla trocada entre José Martí e Eloy Alfaro em um período fundamental para o que mais tarde se tornaria a libertação de Cuba, disse Borja, que defendeu o aprofundamento dos laços culturais, que “vão além da gestão diplomática”.

Por sua vez, Pilar Bustos dedicou a exposição a Nela Martínez Espinosa, a primeira mulher deputada em seu país, uma incansável lutadora pelos direitos dos trabalhadores, indígenas e pessoas humildes, e considerada pelo líder Fidel Castro como uma amiga de Cuba.

Em suas palavras, o notável pintor equatoriano Oswaldo Guayasamín tinha um apreço especial por seu trabalho plástico e pelas coreografias de sua irmã Isabel, “por isso é uma honra apresentar nosso trabalho plástico nesse importante espaço dedicado à sua memória”.

A exposição coincide com o 201º aniversário da Batalha de Pichincha (24 de maio de 1822), que selou a independência do que hoje é a República do Equador, e é patrocinada pela embaixada equatoriana em Havana.

A exposição estará aberta ao público até 24 de junho.

npg/hgv/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES