Ochoa comemorou em seu perfil no Twitter o lançamento deste fonograma que tem como convidado especial o famoso cantor panamenho Rubén Blades, e também a americana Joan As Police Woman e o músico de blues Charlie Musselwhite.
Em entrevistas anteriores a este lançamento, o guitarrista disse que o álbum inclui o clássico do folclore latino-americano Los ejes de mi carreta, do bem lembrado cantor e compositor argentino Atahualpa Yupanqui.
As canções incluídas em Guajiro são: Vamos a Alegrar el mundo, Soy Guajiro, Creo en La Naturaleza (com Joan As Police Woman), Pajarito Voló (com Rubén Blades) e Ando Buscando Una Novia.
Há também Abrazo de Luz, Anita Tun Tun Tun, Canto Para Ti Guajira, Se Soltó Un León, West (com Charlie Musselwhite) e Los Ejes de Mi Carreta.
Prestes a completar 77 anos, o compositor, cantor e um dos membros originais do famoso projecto Buena Vista Social Club, descreveu o seu novo álbum como um relato das suas memórias de infância, pois continua a ser “aquele pequeno guajirito que cresceu no campo”.
Ochoa é um músico autodidacta originário de Santiago de Cuba, onde diz que desde muito jovem aprendeu com os grandes mestres do son e agora tenta trazer esses sons para um nível contemporâneo.
Foi aos 50 anos de idade, no final dos anos 90, que Ochoa ganhou fama graças à estreia mundial do Buena Vista Social Club.
Este projecto surgiu como um fenómeno musical mundial, composto por prestigiados músicos cubanos e liderado pelo músico, compositor e produtor americano Ry Cooder.
rgh/dla/glmv