Durante sua estada aqui, Hernández e seus companheiros foram recebidos pela vice-presidente do Laos, Pami Yatukhou, e pelo membro do Birô Político do Partido Popular Revolucionário do Laos (PPRL) e presidente da Frente Laosiana para o Desenvolvimento Nacional, Sinlavong Khoutphithoune.
Também tiveram dois encontros com o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa do Laos, general Chansamone Chanyalath, e com o secretário-geral do PPRL nesta capital, Anouphab Toulom.
A delegação cubana do CDR percorrerá hoje lugares de interesse histórico e cultural de Vientiane e amanhã, em seu último dia de trabalho aqui, visitará a zona econômica de Saysettha e visitará a escola secundária e pré-universitária Amistad Laos-Cuba, onde homenagear o Herói Nacional José Martí no busto ali erguido.
No final do dia, realizarão um encontro com os colaboradores cubanos dos setores de educação superior e esportes que prestam serviços nesta nação do Sudeste Asiático.
Hernández e sua comitiva chegaram domingo passado ao território laosiano procedente do Vietnã, através do posto fronteiriço internacional de Lao Bao, na província de Savannakhet, a 460 quilômetros desta capital.
Pouco depois de ser recebida pelos dirigentes do Comité Central da Frente Laosiana para o Desenvolvimento Nacional, do PPRL e autoridades do território, a delegação do CDR fez uma visita de cortesia ao secretário do Comité Provincial partidário e governador de Savannakhet, Bounchom Ubounphaseud.
O coordenador nacional do CDR e seus companheiros chegaram ao Laos procedentes da província vietnamita de Quang Tri, em cuja capital, a cidade de Dong Ha, foi inaugurado em setembro de 2018 o Parque Fidel Castro, diante de cuja estátua depositaram uma oferenda floral.
Além de Dong Ha, Hernández e a delegação que o acompanha prestaram homenagem ao Comandante-em-Chefe no Hospital da Amizade Vietnã-Cuba, localizado na cidade de Dong Hoy, província de Quang Binh, doado pelo próprio Fidel. o então devastado município.
A representação do CDR chegou ao Vietname no dia 16 de maio e foi recebida no aeroporto internacional de Noi Bai pela vice-presidente do Comité Central da Frente Pátria, Truong Thi Ngoc Anh, entidade com a qual posteriormente assinou um acordo de cooperação. período 2023-2028.
Além de realizar um intenso programa em Hanói, a delegação do CDR visitou as províncias de Nghe An, Quang Binh e Quang Tri, de onde se deslocou até ao Laos para aqui concluir a sua digressão pelo Sudeste Asiático.
ro/mpm/ml