22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

República Dominicana alerta na Unesco de danos causados por plástico

República Dominicana alerta na Unesco de danos causados por plástico

Paris, 30 mai (Prensa Latina) O vice-ministro do Meio Ambiente da República Dominicana José Ramón Reyes expressou hoje na Unesco preocupação pelos danos que os resíduos de plástico causam ao planeta e à saúde humana, problema que apelou a enfrentar.

Em diálogo com a Prensa Latina, o chefe de Recursos Costeiros e Marinhos da pasta, expressou o compromisso de seu país com as negociações em curso nesta capital para a construção de um tratado internacional contra a poluição por plástico.

Os plásticos descartáveis estão a causar enormes estragos nas nossas costas e praias, o que implica um problema para o desenvolvimento do turismo, mas a situação vai mais longe, como confirma o estudos sobre a presença de microplásticos na cadeia alimentar, comentou nesta capital.

Segundo o responsável, 80% dos resíduos que chegam aos oceanos o fazem por meio de atividades terrestres, e peixes e pássaros acabam consumindo esses resíduos, representando múltiplas ameaças à saúde humana, à biodiversidade e ao meio ambiente.

Reyes reconheceu que existem produtos difíceis de substituir, por exemplo, plásticos utilizados no setor da saúde, para então o processo deve ser gradual.

A abordagem proposta por a Republica Dominicana é integral, ao apostar em critérios como a retirada de circulação de alguns tipos de plástico, a reciclagem de outros e a gestão responsável dos resíduos.

Em março do ano passado, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizada em Nairóbi, no Quênia, convocou a elaboração de um instrumento vinculante contra a poluição por plástico, uma iniciativa que muitos países esperam concretizar antes do final de 2024.

A cidade uruguaia de Punta del Este sediou a primeira das cinco sessões de negociação previstas para o final de 2022, com a segunda organizada por estes dias em paris para Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O vice-ministro Reyes afirmou que a República Dominicana não cruza os braços diante do desafio e, junto com seu trabalho junto à comunidade internacional na busca de respostas, adota suas próprias medidas.

O Ministério do Meio Ambiente já proibiu o uso de plásticos em áreas protegidas, incluindo recipientes e garrafas, e fez o mesmo em áreas marinhas com balões, que são usados para festas e aniversários, a fim de evitar que sejam consumido por tartarugas e outras espécies, prejudicando a biodiversidade, afirmou.

ro/wmr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES