23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A Casa das Américas de Cuba em defesa da poetisa Nancy Morejón

A Casa das Américas de Cuba em defesa da poetisa Nancy Morejón

Havana, 31 mai (Prensa Latina) A Casa das Américas de Cuba uniu-se hoje ao apoio da ilha à poeta Nancy Morejón, depois das tentativas de boicotar sua participação no Mercado da Poesia de Paris.

Em sua conta oficial no Twitter, o presidente dessa instituição, Abel Prieto, advertiu que o fascismo voltou a atacar a alma da nação. Mas, claro, o ódio não pode fazer nada contra a poesia e a cultura cubanas”, concluiu o intelectual.

Enquanto isso, o presidente da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac), Luis Morlote, disse nesta rede social que #TodosSomosNancyMorejón, amada poeta e intelectual indispensável.

Nancy Morejón tem o apoio e a solidariedade dos seus colegas da #UNEAC, rejeitamos a campanha difamatória contra ela, que injustamente a priva de ser Presidente Honorária do Mercado da Poesia 2023 em Paris, disse ele.

Os intelectuais cubanos denunciaram na quarta-feira as acções de sectores contra-revolucionários na Europa contra Morejón durante uma reunião convocada pela Uneac, na qual foi patenteado o apoio dos seus membros ao Prémio Nacional de Literatura (2001).

Os escritores e artistas cubanos repudiam todas as tentativas de desqualificar a carreira poética de Nancy e expressam a nossa solidariedade e apoio ao ilustre criador”, diz o comunicado lido pelo narrador Alberto Marrero.

O presidente da Associação de Literatura da organização também expressou a rejeição dos intelectuais cubanos às campanhas difamatórias lançadas contra a participação da ensaísta e tradutora no Mercado da Poesia.

Aqueles que se alinham no campo dos que odeiam e desfazem, pressionaram os organizadores do evento para privar Nancy do estatuto de Presidente Honorária do evento, uma investidura com a qual estavam a fazer justiça a uma obra de ressonância internacional”, explicou.

Fundado em 1983, o Poetry Market reúne escritores, editoras e publicações de todo o mundo.

Durante o evento, que decorre de 7 a 12 de Junho, Nancy Morejón (78 anos) deverá intervir na abertura e proferir conferências sobre a poesia do Caribe.

Na véspera, o Comité Organizador do 29º Festival Internacional de Poesia de Havana denunciou a guerra cultural e mediática contra Cuba e a sua Revolução, agora contra a escritora da ilha do Caribe.

Estes ataques juntam-se aos que foram perpetrados anteriormente contra a dupla Buena Fe durante a sua digressão por Espanha, por parte de sectores reaccionários da emigração da ilha, acções que também foram denunciadas pela nação antilhana.

jha/mml/amr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES