O evento, presidido pelo titular da filial sul-africana, Naledi Pandor, é descrito por Pretória como uma oportunidade para os participantes refletirem sobre os desenvolvimentos regionais e globais.
Para ela, Pandor, como seu presidente, de acordo com a política de engajamento inclusivo da África do Sul, convidou 15 ministros das Relações Exteriores da África e do sul global para um encontro “Amigos dos Brics” que acontecerá amanhã, 2 de junho, nesta cidade.
Conforme confirmado por Havana, Cuba participará com uma delegação liderada pelo Primeiro Vice-Ministro de Relações Exteriores, Gerardo Peñalver.
A representação cubana também é composta por Rodolfo Benítez, diretor-geral da Direção-Geral de Assuntos Multilaterais e Direito Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e Enrique Orta, embaixador de Cuba na África do Sul.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a ilha está representada pela primeira vez em uma reunião dos Brics, desta vez na qualidade de presidente do G-77 mais a China.
A reunião ministerial faz parte dos preparativos para a Cúpula dos Chefes de Estado dos Brics, que acontecerá em Joanesburgo, na África do Sul, de 22 a 24 de agosto.
jf/mv / fav