Por ocasião do Dia Internacional da Criança, o partido do governo lembrou a aspiração de alcançar em cada município o cumprimento dos 11 princípios básicos consagrados internacionalmente para a proteção das crianças.
Entre as responsabilidades, ele mencionou o fornecimento de segurança alimentar e nutricional, registro de nascimento, educação desde cedo, prevenção e redução do impacto do HIV-AIDS e combate à violência contra crianças.
O órgão político também aproveitou a ocasião para reiterar seu compromisso com a proteção integral e o desenvolvimento das crianças, por meio da promoção de medidas políticas apropriadas ao contexto socioeconômico, conforme incorporado no Programa do Governo para o período de cinco anos 2022-2027.
Na opinião da organização, a família, como principal salvaguarda, deve ser cada vez mais valorizada e apoiada na tarefa de educar e orientar os menores, a fim de garantir seu crescimento em um ambiente harmonioso e a aquisição de habilidades que os tornarão seres humanos socialmente úteis.
Todas as crianças, independentemente da cor da pele, religião e origem social, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração, argumentou o Bureau Político do Comitê Central do MPLA.
jcm/mjm/bm