O número é 18,5% maior do que no mesmo período de 2022 e 1,2% maior do que em abril de 2019, de acordo com dados publicados na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em termos de despesas dos viajantes, o valor gasto foi de 8,48 bilhões de euros, 22,7% a mais do que há um ano e 20,2% a mais do que o melhor valor pré-pandemia.
O Ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Héctor Gómez, enfatizou que os dados são extraordinários e mostram que “a Espanha está na vanguarda” do setor e que a recuperação está completa.
Também destacou que as políticas do governo estão funcionando, tanto em termos de emprego especializado e de qualidade quanto de ajuda para a modernização do setor, e que estão dando frutos.
Nos primeiros quatro meses do ano, a Espanha recebeu quase 21 milhões de turistas internacionais, um aumento de 32,4% em relação ao ano passado, enquanto o gasto total foi de 25.681 milhões de euros.
Por outro lado, de acordo com as empresas especializadas do INE, Frontur e Egatur, o gasto médio por turista em abril foi de 1.172 euros, com um aumento anual de 3,6%, e o gasto médio diário também aumentou 11,6%, chegando a 173 euros.
O Reino Unido continua a liderar o mercado de turismo emissor, com 1,4 milhão de viajantes em abril, com um crescimento significativo (8,7%) em comparação com o mesmo mês de 2022.
A França e a Alemanha são os próximos países com o maior número de turistas que visitam a Espanha, com mais de um milhão de visitantes cada. O número de visitantes da França cresceu 26,9% em abril, em termos anuais, e o da Alemanha, 2,0%.
jcm/ft/bm