A publicação destaca que o presidente, em diálogo com o canal de notícias Russia Today, abordou diversos assuntos de interesse nacional e internacional, entre os quais destacou o papel das relações com a Federação Russa e a posição dos Estados Unidos em relação à China.
Nesse sentido, destacou aspectos dos laços entre Cuba e Rússia que Díaz-Canel qualificou como excelentes, e que respondem a laços históricos de amizade e fraternidade forjados desde os tempos da União Soviética, que fizeram marcos nas relações entre as duas nações.
Al Mayadeen também destacou que o chefe de Estado cubano descreveu o presidente russo, Vladimir Putin, como um amigo sincero e agradeceu à nação eurasiana pela contribuição humanitária de alimentos e remédios à ilha caribenha, bem como pela cooperação nos setores de economia, energia , transporte, indústria e farmacêutica, entre outros. Por outro lado, o jornal digital destacou a questão da rejeição e condenação de Cuba à expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para as fronteiras com a nação russa, bem como todas as medidas e sanções aplicadas como método de coação.
A publicação destacou ainda a avaliação do Chefe de Estado cubano sobre a posição dos Estados Unidos em relação à China e que considera, juntamente com a Rússia, uma grande preocupação para Washington, bem como o papel relevante que ambos desempenham no plano internacional em matéria política e desenvolvimento de suas capacidades econômicas e financeiras.
mem/fvt/hb