23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mortes no Sudão aumentam em meio ao auge dos bombardeios

Mortes no Sudão aumentam em meio ao auge dos bombardeios

Cartum, 1 jun (Prensa Latina) O Sindicato dos Médicos Sudaneses denunciou hoje a morte de pelo menos 17 pessoas e o ferimento de mais de 106 por intensos bombardeios, intensificados após a retirada do Exército das negociações para estender a trégua.

Segundo testemunhas oculares, o bombardeio começou no dia anterior e os confrontos aumentam com o passar das horas.

Enquanto isso, representantes das forças políticas do país pediram na quinta-feira às partes em conflito que retomem o diálogo em Jeddah, na Arábia Saudita, cumpram a trégua e adotem uma via política pacífica como alternativa para resolver a crise que tem causado tal situação trágica no país.

Foi também sabido que o governo sudanês anunciou durante o dia o prolongamento do encerramento do seu espaço aéreo devido à continuidade dos violentos combates entre o Exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, por sua sigla em inglês).

Agora o encerramento do espaço aéreo sudanês vai prolongar-se até 15 de junho, devendo chegar apenas voos de ajuda humanitária e de evacuação, mediante autorização das autoridades competentes, informou a agência noticiosa oficial sudanesa, SANA.

Segundo informações do comando militar sudanês, a delegação da entidade militar suspendeu as conversações com a RSF porque os paramilitares não cumprem os pontos do acordo de trégua que prevê a sua retirada de hospitais e lares, além de continuamente quebrarem o cessar-fogo.

O conflito já deixou mais de mil mortos e quase um milhão e meio de deslocados, segundo as Nações Unidas.

O Sudão, com 45 milhões de habitantes e localizado na África Oriental, é um dos países mais pobres do mundo e, segundo as Nações Unidas, 25 milhões de pessoas ali sofrem com a fome e a desnutrição.

Os confrontos eclodiram no dia 15 de abril devido a contradições em meio a um processo de integração das Forças de Apoio Rápido, liderado por Mohamed Hamdan Dagalo, vice-presidente do Conselho Soberano de Transição (CST) nas Forças Armadas, e chefe do Exército e Presidente do e CST, Abdelfatá al Burhan.

Ambos ocupando o posto de general, eles disputaram o controle do país após a queda do presidente Omar al-Bashir em 2019.

mem/fvt/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES