O diálogo ocorreu após a reunião de chanceleres dos países Amigos do Brics, realizada nesta cidade.
Durante o encontro, realizado em um ambiente descrito pelos participantes como amistoso, ambas as partes trocaram impressões sobre o estado das relações bilaterais e ratificaram a vontade de fortalecer o diálogo político e a cooperação entre Cuba e a África do Sul.
Na ocasião, o ministro das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul parabenizou Cuba pelo trabalho que realiza atualmente como presidente do Grupo dos 77 mais a China.
Ele também ratificou o apoio de seu povo e do governo sul-africano na batalha para levantar o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba.
Por sua vez, Peñalver agradeceu a solidariedade da África do Sul e reiterou o compromisso invariável de Cuba em apoiar as causas africanas.
Pandor estava acompanhado pelo Embaixador MP Bona, Diretor-Chefe para a América Latina e Caribe do Ministério de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul. Do lado cubano, além do primeiro vice-ministro do Minrex, estiveram presentes o embaixador cubano na África do Sul, Enrique Orta González, e Rodolfo Benítez Verson, diretor-geral de Assuntos Multilaterais e Direito Internacional do Minrex.
mem/mv/ls