“É um prazer receber o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, esta manhã para uma discussão sobre o fortalecimento dos laços entre a Etiópia e o Brasil, bem como a cooperação em questões multilaterais”, escreveu Ahmed em sua conta no Twitter.
O embaixador brasileiro no país, Jandyr Ferreira dos Santos, revelou à Ethiopian Press Agency que Vieira transmitirá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a mensagem de que a África é uma prioridade para o país sul-americano e a disposição deste em expandir a parceria com Adis Abeba e o continente em geral.
“A cooperação para o desenvolvimento é um eixo essencial da política externa do Brasil com a África e meu país deseja promover parcerias em agricultura, saúde e outras fronteiras”, enfatizou Ferreira dos Santos.
Ele lembrou que os dois países mantêm relações calorosas e compartilham uma variedade de posições comuns em organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas.
A Etiópia reabriu sua embaixada em Brasília este ano e o comércio anual está aumentando. “No entanto, ainda há muito espaço para crescimento”, acrescentou o diplomata brasileiro.
A visita do ministro das Relações Exteriores do Brasil à Etiópia é a segunda após a visita de 2016 durante o governo de Dilma Rousseff (2011-2016).
A delegação liderada por Vieira também deve se reunir com o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, para discutir questões de interesse mútuo.
jf/nmr/bm