De acordo com o estudo realizado mensalmente pela infratest dimap e divulgado pela emissora pública ARD, a intenção de voto para esta força política é de 18%, a mesma do Partido Social Democrata do chanceler federal Olaf Scholz.
Esses números são alarmantes quando comparados aos de 2021, quando o partido no poder obteve 25,7% dos votos, contra 10,3 da AfD.
Isso é um desastre e deve ser visto como uma bandeira vermelha para todos os partidos de centro, alertou o legislador Norbert Roettgen, do Partido Democrata Cristão, de oposição. Por sua vez, seu correligionário Serap Guler disse que o forte apoio recebido pela AfD deveria alarmar a todos.
A coalizão tripartite de Scholz de Verdes ambientais e Democratas Livres está enfrentando dificuldades com a imigração e um plano para substituir os sistemas de aquecimento em milhões de residências; Além disso, uma parte significativa da população rejeita o apoio militar à Ucrânia.
Enquanto isso, a agência de inteligência interna BfV monitora de perto o AfD e seus afiliados por causa de seus laços com extremistas e recentemente alertou sobre as “semelhanças impressionantes entre o presente e as décadas de 1920 e 1930, quando a ascensão do extremismo e do autoritarismo deu lugar a ditadura nazista”.
mem/ehl/ls