Uma reportagem do Canal 8 de televisão destacou a comunicação do chefe do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), Emilio Aguilar, que disse que a China parabenizou Honduras pelas medidas de segurança sanitária nas fábricas de processamento de camarão.
De acordo com Aguilar, a China já aprovou três protocolos para a exportação de café, camarão e banana.
De acordo com o funcionário do Senasa, quando as informações sobre os protocolos são enviadas, “as autoridades chinesas sempre vêm a Honduras para corroborar in loco o que está estipulado na documentação”.
Soube-se também que, além da China, o setor avícola hondurenho planeja exportar produtos para outros países, como a República Dominicana, o México e o Panamá.
Com o estabelecimento de relações diplomáticas entre Tegucigalpa e Beijing em março passado, ambos os países buscam expandir o mercado e aumentar os níveis de exportação de vários produtos.
Além disso, eles aumentam a gestão por meio da cooperação para implementar projetos nos setores de produção, energia e infraestrutura, e para beneficiar a população dessa nação centro-americana.
mem/ybv/bm