Em 2022, houve uma média de 67.924 vagas na área de TI, mais do que em qualquer outro momento desde o início do período de observação em 2010, informou o Centro de Competência e Garantia de Trabalhadores Qualificados (Kofa).
A instituição, que faz parte do Instituto da Economia Alemã, indicou que a demanda por trabalhadores qualificados está aumentando no setor devido à crescente expansão da infraestrutura digital em todas as áreas da economia.
Desde 2015, não foi possível preencher todas as vagas e, embora tenha havido uma queda temporária no número de vagas durante a pandemia de Covid-19, o número voltou a aumentar significativamente desde 2021.
O estudo destacou que a escassez de especialistas com diploma universitário é “particularmente grande”.
No ano passado, segundo o relatório, houve uma escassez de quase 34.000 trabalhadores qualificados com diplomas universitários.
Os especialistas do Kofa enfatizaram que, a curto e médio prazo, os formandos desses cursos não conseguirão preencher todas as vagas disponíveis atualmente.
O número de alunos que estudam matemática, ciência da computação, ciências naturais e tecnologia nos primeiros semestres da universidade diminuiu nos últimos anos e espera-se uma queda ainda maior no número de graduados, acrescenta o relatório.
Os especialistas apontaram que uma solução para as empresas é recrutar trabalhadores qualificados do exterior e acrescentaram que outra estratégia promissora é dar uma chance aos trabalhadores que entram no setor vindos de outros grupos ocupacionais.
jcm/ehl/bm