19 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Conflito na Ucrânia anuncia uma nova configuração global

Conflito na Ucrânia anuncia uma nova configuração global

Buenos Aires, 10 jun (Prensa Latina) No dia 2 de junho cheguei à Argentina para fazer uma turnê de divulgação do meu mais recente livro, reescrito junto com meu colega e amigo argentino Jorge Elbaum. Esta obra, intitulada “Do Atlântico ao Pólo Eurasiano. O conflito na Ucrânia como anúncio de uma nova configuração global" passa a ser uma trilogia junto com "Imperialismo pandêmico. América Latina na nova configuração geopolítica" (2020) e "OTAN contra o mundo. O conflito na Ucrânia como expressão de change de época” (2022) todos editados pela editora Acercándonos.

Sergio Rodríguez Gelfenstein*, colaborador de Prensa Latina

Além de recriar o quotidiano dos últimos quatro anos marcados pela pandemia e pelo conflito na Ucrânia, numa saga, com estas três prestações, procurámos dar conta das transformações que se têm vindo a verificar – nesta ainda breve fase da história – como consequência destes dois acontecimentos que estão a abalar tanto a derme como a epiderme do sistema internacional.

Nesta última edição, “Do atlantismo ao pólo eurasiano…”, damos conta da profunda mutação que está ocorrendo no mundo após a operação militar especial da Rússia na Ucrânia. O trabalho centra-se no acompanhamento do percurso militar do conflito e das reformulações que a NATO tem feito para responder a uma dinâmica que, gerada pela sua ambiciosa vontade de expansão, seguiu um rumo indesejado para os seus interesses.

Da mesma forma, inclui o novo ritmo que a China está dando à dinâmica global em um contexto de mudança de territorialidade e, como consequência do anterior, a reação do Ocidente, seu apoio à expansão do neonazismo e do fascismo e a rejeição em busca de uma necessária paz multilateral.

Finalmente, o livro se encarrega de estudar as repercussões que esses eventos estão tendo na América Latina e no Caribe, da mesma forma que fornece elementos de análise para entender os suportes que vêm para argumentar que -no fundo- como uma marca da nos tempos em que vivemos, uma nova configuração global está emergindo.

No prólogo, o destacado analista internacional argentino e excepcional estudioso da geopolítica Carlos Pereyra-Mele assinala que: “O livro, com suas 174 páginas ágeis, claras e diretas, nos impõe a célebre frase de Montesquieu: “O culpado do início de uma guerra geralmente não é o “culpado”, mas aquele que a tornou “inevitável”. E em seu texto eles confirmam que O MUNDO DE YALTA E POTSDAM FEZ, arrastando consigo suas estruturas-chave como a ONU e Bretton Woods. Tudo isso após o desaparecimento da URSS, quando do triunfalismo dos EUA. e seus associados o levaram a afirmar, sob os auspícios dos neoconservadores norte-americanos e da versão econômica do neoliberalismo, que o século XXI seria “o século americano”. No entanto, apenas 23 anos depois, uma reivindicação tão grandiosa está falhando em todas as frentes e está imersa em uma crise muito profunda, especialmente devido ao crescimento de “países marginais ou revisionistas”, tradicionalmente ignorados pelas elites anglo-saxônicas.

É evidente que ambos os autores, além de serem habitantes do território “hospitaleiro” sul-americano – muito pelo contrário de inóspito -, não carregam os defeitos do pseudo-intelectual e do supremacismo político do eurocentrismo e da anglo-esfera. O que lhes permite analisar o mundo vindouro da terra “hospitalar” da América do Sul, ao contrário do mundo “inóspito” ocidental, com um pensamento original – o dos autores – e que nos obriga a repensar tudo de novo, ou seja, pensar diferente, dando espaço e validade ao que disse Vasconcelos sobre “nossa raça cósmica”, o que nos permite diferenciar-nos daquele pensamento imperial e hegemônico”.

Organizado por Acercándonos Ediciones, nesta ocasião faremos apresentações nas cidades de Buenos Aires, Gualeguaychú, Concordia, Paraná, Rosario, Río Tercero, San Luis, Mendoza, Villa Mercedes e La Plata em um tour que nos levará a alguns dos as principais cidades do país. Os eventos foram patrocinados por organizações sociais, sindicais, políticas e estudantis nacionais e provinciais.

rmh/srg/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES