22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Corrida pela candidatura presidencial começa no México

Corrida pela candidatura presidencial começa no México

Por Luis Manuel Arce Isaac

Cidade do México, 12 jun (Prensa Latina) Com a largada de Morena ao aprovar a enquete como forma de escolher seu candidato à presidência do México, começou hoje a disputa pela campeã Juntas Coalizão Faremos História.

Este enfrentará a aliança Va por México, formada basicamente pelos partidos Ação Nacional (PAN), Revolucionário Institucional (PRI) e Revolução Democrática (PRD), já que o Movimiento Ciudadano e outros pequenos irão sozinhos para a disputa de 2 de junho do próximo ano.

Os seis candidatos a Juntos Faremos História são Marcelo Ebrard, Claudia Sheinbaum, Adán Augusto López, Ricardo Monreal (todos de Morena), Gerardo Fernández Noroña, do Partido Trabalhista, e Manuel Velasco, do Verde.

Nestas eleições, cruciais para o futuro do México, serão renovadas a Presidência da República e o Congresso da União e, pela primeira vez na história, as 32 entidades terão eleições, embora apenas em nove delas para governador.

Há muito em jogo para todos os partidos, porque se o governo arriscar a continuidade do seu programa político conhecido como IV Transformação, os três partidos que lideram a oposição colocam o seu futuro no pelourinho, e não só o PRD já à beira da extrema unção.

Um dos acordos firmados na reunião extraordinária de ontem nas fileiras morenistas foi manter a unidade acima de tudo, pois sabem que não só depende disso a integridade de um partido ainda em formação e que ainda tem um longo caminho a percorrer em sua organização e consolidação como tal.

Infelizmente para o Va por México, a direção do Instituto Nacional Eleitoral se descontrolou com uma nova diretriz de funcionários que procuram ficar o mais longe possível do fogo partidário e estabeleceram uma credibilidade nesse sentido que havia sido muito prejudicada pelo o anterior que tinha à frente Lorenzo Córdova, apoiado pelo PAN.

Os mexicanos votarão em 2024 para o maior número de cargos em muitos anos, que estão concentrados no Congresso da República que muda os 500 deputados e 128 senadores, a renovação de 16 mil 279 curadores e vereadores em 30 entidades e 635 vereadores em 3 estados.

Nos estados, serão renovados oito governadores e um chefe de governo. Além disso, as 32 entidades que compõem a República Mexicana terão eleições locais.

Em relação aos seis candidatos governistas, nesta segunda-feira o cronograma para a execução dos acordos começa com a saída de Marcelo Ebrard do Ministério das Relações Exteriores, e Fernández Noroña já anunciou que pedirá licença para deixar seus cargos e sua assento na Câmara dos Deputados.

As cinco enquetes acontecerão de 28 de agosto a 3 de setembro, e três dias depois, no dia 6, será anunciado o vencedor. Mas a partir desta segunda-feira até sexta-feira, dia 16, será o registro dos candidatos, e até então eles deverão ter deixado seus cargos públicos.

Será então que, dois dias depois e até 27 de agosto, poderão percorrer o país com o intuito de privilegiar o contacto com pessoas e assembleias informativas, algo que, por exemplo, Ebrard já vinha fazendo e de alguma forma Sheinbaum , embora menos abertamente.

Após a vistoria, que será de 28 de agosto a 3 de setembro, a Comissão de Vistoria do partido processará as informações entre os dias 4 e 6 de setembro, para informar o vencedor nesse último dia, a partir de então eles mudarão as regras atuais e presumivelmente todos se unirão em punho para apoiar o único candidato da coalizão.

Até então, a aliança Va por México terá feito algo semelhante com seus pré-candidatos, já que não pode atrasar sua

pré-campanha proselitista.

Em todo o caso, é agora que começa a corrida ao Palácio Nacional e o caminho é longo e empedrado.

mem/lma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES