Nesse dia, vários setores do país discutirão o projeto Integração da conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas no desenvolvimento do turismo sustentável em Cuba, que aborda os incentivos necessários para que o setor mude sua operação habitual e melhore sua sustentabilidade a longo prazo.
A proposta de seis anos visa a integrar a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas em áreas costeiras e marinhas vulneráveis por meio do projeto e da implementação de modelos inovadores com capacidades e mecanismos financeiros fortalecidos.
Da mesma forma, estratégias para integrar a biodiversidade às atividades turísticas e a adoção de práticas voltadas para a baixa emissão de gases de efeito estufa em instalações hoteleiras, ações a serem desenvolvidas nas chaves Coco e Guillermo, localizadas na província central de Ciego de Avila e em Varadero, Matanzas.
A intenção é promover novos paradigmas na gestão do turismo em Cuba, uma estrutura legal e jurídica para o setor, o fortalecimento de alianças locais para que os atores envolvidos na cadeia de valor do turismo possam influenciar o desenvolvimento e a gestão do destino.
Além do desenvolvimento de produtos e serviços que promovem o uso respeitoso do patrimônio natural e cultural, a certificação de instalações hoteleiras para o turismo sustentável
O projeto será implementado pelo Instituto de Ecologia e Sistemática da Agência Ambiental, tendo o Ministério do Turismo como principal beneficiário e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente. Ele também conta com o apoio de instituições nacionais e regionais.
mem/tdd/bm