O encontro decorrerá na sala audiovisual do Museu Nacional de Belas Artes, no Centro Histórico desta capital, segundo a organização do evento que termina amanhã.
Simón abordará a ligação entre as duas nações a partir da peça “Don Quixote”, obra emblemática do repertório do Ballet Nacional de Cuba, encenada sob a direção artística e coreográfica de Alicia Alonso, coreografia de Marta García e María Elena Llorente, com Libreto e desenhos de Salvador Fernández.
Na sede do Ballet Espanhol de Cuba, o professor e bailarino Miguel Ángel Corbacho, figura do Ballet Nacional de Espanha, vai ministrar uma master class de dança espanhola.
Esta quinta-feira do Festival encerra com a apresentação no Anfiteatro de Havana da cerimônia da Federação de Sociedades Espanholas “Terra Castelhana em Havana”, sob a direção artística de Antoinette Torres, Yahima Solís e Laura Hernández.
Dedicado a Castilla y León, o evento teve início na passada segunda-feira e prolonga-se até sexta-feira com apresentações artísticas, palestras, conferências e master classes que mostram os estreitos laços históricos entre Cuba e Espanha.
Nascido em 1989 como um projeto cultural do então Cônsul Geral da Espanha em Cuba Juan José Santos Aguado e Alicia Alonso, prima ballerina assoluta e diretora geral do BNC, o Festival permite décadas de aproximação cultural entre as duas nações.
jf/mml / fav