22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Caribe concentra debates sobre turismo em Cuba

Caribe concentra debates sobre turismo em Cuba

Havana, 19 de jun (Prensa Latina) O potencial das viagens recreativas para o Caribe após a Covid-19 ocupou hoje os principais debates dos participantes do XVI Seminário Internacional de Jornalismo e Turismo que está sendo realizado em Cuba.

O professor cubano José Luis Perelló falou no início do encontro (de 19 a 23 de junho, no Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, em Havana) sobre a segunda oportunidade para a referida sub-região em termos de turismo e tendências atuais após o impacto da a pandemia.

Em palestra intitulada Os desafios do turismo no Caribe, o especialista destacou que as mudanças ocorrem ao longo do tempo, o que indica uma nova era para esse segmento econômico globalmente.

Ele disse que existe um novo viajante que foge dos comerciais de televisão, e reserva suas próprias viagens, hotéis e assentos de avião, tudo a partir de smartphones e tablets, daí a relevância da tecnologia da informação.

Ele destacou que o Caribe é um destino macro turístico e, portanto, um multidestino que abrange 52 milhões de habitantes, em 30 territórios onde a fronteira é marítima.

Ele explicou que há duas questões-chave na área, o turismo de cruzeiros e os problemas climáticos, como furacões e invasão de sargassum. No Caribe existem 380.000 quartos em 2.575 hotéis categorizados e, apesar disso, estão sendo construídos 256 novos estabelecimentos que totalizarão 85.000 quartos.

Disso decorre, garantiu, que existem duas questões interligadas, mas distintas, o imobiliário e o trabalho das agências de viagens, uma vez que os hotéis são tributados pelo valor das ações das principais empresas nesta área.

São mais de 51 aeroportos e 97 portos, sendo que 45% das operações de cruzeiros no mundo estão localizadas no Caribe.

Apontou entre as projeções o impacto que as estratégias de nações como a China têm nesta região, tendo em conta como tendência atual o reforço da modalidade Sol e Praia em todos os países da zona, acima de outros estilos de férias.

As companhias marítimas mais importantes do planeta têm 245 itinerários só no Caribe, e a possibilidade do surgimento de uma nova companhia marítima de alta tecnologia criada pelo gigante asiático já se aproxima em alguns anos.

Ele disse que das 20 maiores redes hoteleiras do mundo hoje, seis são chinesas, país que abrange mais de 26 mil quartos nessa área, e já tem o hotel mais alto do mundo.

Esses indicadores apontam para novas tendências e mudanças em termos de empresas líderes no Caribe e em outros lugares.

Ele mencionou que muitos desses planos fazem parte do conhecido China Road and Strip para expandir seu comércio, levando em consideração a América Latina.

Outra nação com impacto crescente na região para o analista é a Rússia, que deu como exemplo a participação de 130 países no recém-concluído Fórum de São Petersburgo, no qual foram firmados mais de 270 acordos.

Ele argumentou que na Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM) de Cuba, está sendo preparado um centro de logística comercial entre a Rússia e a América Latina, que facilitará estrategicamente questões como o turismo multidestino e seu abastecimento.

Com base nesses dados, Perelló apontou que as tendências mais recentes do turismo buscam a disponibilidade de navios de cruzeiro, resolver situações tributárias e tarifárias, falta de mão de obra, insegurança e desenvolvimento de infraestrutura.

Ao dar as boas-vindas aos participantes do Panamá, México, Colômbia, Peru, Uruguai, Argentina, Equador, Canadá, Estados Unidos e Cuba, as autoridades destacaram a relevância deste encontro de jornalistas especializados.

O Presidente do Sindicato dos Jornalistas Cubanos (UPEC), Ricardo Ronquillo, o Diretor do Instituto Internacional de Jornalismo José Martí (IIPJM-sede do encontro), Ariel Terrero, e sua vice-diretora Ileana González, e a principal organizadora, cubana jornalista Hilda Prieto.

ro/rfc / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES