Na sede da entidade multilateral, sua vice-diretora geral de Ciências Sociais e Humanas, Gabriela Ramos, entregou o reconhecimento à professora emérita da Universidade de Paris 8, na presença do embaixador de Cuba na UNESCO, Yahima Esquivel, organizador do a reunião.
Estrade não pôde estar presente por motivos pessoais no dia 24 de janeiro em Havana, onde foi entregue o prêmio criado em 1994 por iniciativa do governo cubano no contexto da V Conferência Internacional para o Equilíbrio do Mundo.
Ramos destacou nesta segunda-feira a trajetória do estudioso da vida e obra de José Martí (1853-1895), herói pró-independência e Herói Nacional da maior das Antilhas.
É um prazer ter Paulo e sua família conosco para este importante reconhecimento dedicado àqueles que contribuem para a unidade da América Latina e do Caribe como símbolo de liberdade e soberania, destacou o vice-diretor geral, que o descreveu como um cidadã e incansável promotora do diálogo intercultural ao doutoramento em Letras e Ciências Humanas.
A embaixadora Esquivel também destacou a pesquisa de Estrade sobre o pensamento de Martí, que considerou uma referência incontornável.
Marcou também a entrega do Prêmio Internacional José Martí ao historiador francês na celebração da Semana da América Latina e do Caribe na Unesco.
Por sua vez, o professor agradeceu o prêmio e teve a honra de receber um reconhecimento anteriormente concedido a personalidades como Roberto Fernández Retamar (Cuba, 2019), Frei Betto (Brasil, 2013), Hugo Chávez (Venezuela, 2005) e Pablo González Casanova (México, 2003).
O mundo vai mal e exige a intervenção de cidadãos guiados pelo exemplo de Martí para travar a luta pela igualdade, justiça e dignidade, afirmou no ato que contou com a presença de cerca de uma centena de convidados, entre os quais vários embaixadores e representantes diplomáticos credenciados aqui.
Estrade deu uma conferência magistral sobre a América Latina e o pensamento integracionista e anti-imperialista de Martí.
Um momento de particular emoção foi a intervenção da laureada poetisa cubana Nancy Morejón, que se considerou privilegiada por estar presente na cerimônia de entrega dos prémios.
O Dr. Paul Estrade é um grande partidário de Marti e um grande humanista, conhecido pela profundidade de suas pesquisas relacionadas a José Martí, o mais universal dos cubanos, disse antes de se fundir em um abraço com o homenageado.
ro/wmr/ls