Neste momento, o vírus com maior impacto é o sincicial, que mantém a ocupação das camas pediátricas nos hospitais perto dos 90%.
Com a chegada do inverno, também há um aumento da gripe, porém, a Covid-19 tem observado uma tendência de queda nas últimas semanas.
O Ministério da Saúde (Minsal) reforçou as campanhas de imunização nas cidades e áreas rurais, com ampliação de horários e locais para se vacinar.
“A vacinação reduz o risco de necessidade de internação, assim como a mortalidade”, disse a subsecretária de saúde, Andrea Albagli.
Mais de 6.067.000 pessoas foram imunizadas contra a gripe, embora haja baixa cobertura em maiores de 65 anos e gestantes.
Face ao atual cenário de aumento das doenças respiratórias, as autoridades decidiram a obrigatoriedade do uso da máscara nos estabelecimentos escolares enquanto durar o alerta sanitário, que decorre até 31 de agosto.
Medida semelhante poderia ser decretada no transporte público, segundo a ministra da Saúde, Ximena Aguilera, que anunciou que o assunto está sendo analisado. O Minsal reiterou o apelo à população para lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações e ventilar as salas.
jf/car/ls