O evento regional organizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), sediado no Skylight Hotel na capital, reúne as principais partes interessadas da aviação da África, do Oriente Médio e do resto do mundo para impulsionar o setor de forma colaborativa.
Tópicos como gerenciamento de informações aeronáuticas, conectividade intra-africana, infraestrutura aeroportuária, biometria e segurança, varejo moderno de companhias aéreas, sustentabilidade e mão de obra qualificada serão abordados durante dois dias.
A inauguração contou com a presença do Diretor Geral da IATA, Willie Walsh, do CEO do Ethiopian Airlines Group, Mesfin Tasew, do Ministro dos Transportes e Logística da Etiópia, Dhenge Boru, de CEOs de companhias aéreas africanas e de líderes do setor de aviação.
Além de tomadores de decisão, fabricantes de aeronaves, associações de companhias aéreas internacionais e regionais, instituições governamentais do setor e outras partes interessadas.
Em seu discurso, Tasew enfatizou que a liberação de todo o potencial da aviação africana traz imensos benefícios socioeconômicos, mas alertou que o último e a operação exclusiva do setor continuam sendo mal compreendidos pela maioria dos legisladores e autoridades africanos.
Pediu uma mudança nessas abordagens para liberar o potencial de aviação do continente.
Boru, por sua vez, disse que o governo etíope está comprometido em participar das iniciativas que a União Africana está defendendo para facilitar o movimento de pessoas e liberalizar os direitos de tráfico.
lam/nmr/bm