Estamos convencidos de que sua visita fortalecerá a amizade mútua que já dura 120 anos e contribuirá para a concretização de cooperações concretas no campo da saúde, turismo, ciência, esporte, entre outros setores, divulgou a instituição em suas redes sociais.
Por sua vez, ativistas da União da Juventude Comunista da Iugoslávia (SKOJ) exibiram uma faixa em homenagem à chegada do líder do Partido Comunista de Cuba.
Cuba é um verdadeiro amigo de nosso povo. Cuba sempre esteve ao lado da Sérvia, tanto durante as sanções quanto nos bombardeios, e ainda hoje quando não reconhece o falso estado de Kosovo, ocupado pelo pacto da Otan e pelos Estados Unidos, afirma um texto também publicado nas redes sociais .
Esse país socialista está sob sanções genocidas da nação norte-americana há 61 anos. Embora o mundo inteiro os condene (…) eles ignoram e continuam com sua política de bloqueio ao povo cubano, diz o texto, segundo fontes diplomáticas aqui credenciadas.
Cuba é um exemplo de perseverança e luta contra a hegemonia dos Estados Unidos e é um exemplo brilhante para todos os povos amantes da liberdade do mundo em sua luta pela independência e soberania, acrescentou.
Os ativistas enfatizaram que, apesar das terríveis sanções econômicas dos Estados Unidos, a ilha está construindo com sucesso o socialismo e todos os cidadãos têm um teto sobre suas cabeças, educação e assistência médica gratuitas, trabalho, atividades esportivas e culturais, além de todas as outras formas de política social.
Em comparação com outros países caribenhos, acrescentaram, Cuba está anos-luz à frente em todos os segmentos sociais e é um dos países mais seguros do mundo.
O SKOJ “saúda a criação de laços cada vez mais estreitos entre Cuba e a Sérvia, e acreditamos que a chegada do camarada Díaz-Canel contribuirá para o estabelecimento de relações bilaterais ainda melhores entre os dois países”, diz o texto.
Por sua vez, em carta dirigida ao embaixador cubano aqui, Leyde Ernesto Rodríguez, o presidente do Fórum de Belgrado por um mundo de iguais, Zivadin Jovanovic, anunciou que está convencido de que a visita de Díaz-Canel contribuirá para fortalecer a tradicional amizade e luta conjunta pelas relações diplomáticas.
Estes, acrescentou, são o resultado do anseio e do compromisso global da humanidade moderna.
Desejo a força e o progresso constantes de uma Cuba soberana e independente e o maior florescimento da cooperação e solidariedade sérvio-cubana nas novas condições globais, acrescentou.
mgt/ehl/sg