A instalação está localizada a 3.500 metros acima do nível do mar e atravessa a montanha por meio de um túnel de três quilômetros de comprimento.
De acordo com a delegação presidencial da província chilena de Los Andes, a medida foi adotada devido à previsão de chuvas fortes, nevascas e baixas temperaturas a partir desta noite, o que afetará a segurança do tráfego na área.
Embora não haja uma data fixa para a reabertura da passagem, espera-se que ela ocorra nos primeiros dias da próxima semana.
O Serviço Nacional de Prevenção e Redução de Desastres advertiu que o sistema frontal poderia causar o transbordamento de rios nas regiões do sul do país, especialmente no Bío Bío e em La Araucanía.
Entre quinta-feira e domingo, até 60 milímetros de chuva podem cair na Região Metropolitana, onde fica a capital, por isso será mantida a vigilância nos rios Mapocho e Maipo.
As recomendações à população incluem dirigir com cautela em caso de chuva ou neve, evitar cruzar canais ou leitos de rios, desligar os interruptores de água e gás em caso de inundação e não se aproximar das montanhas ou entrar em áreas montanhosas.
rgh/car/eam/glmv