San Salvador, 22 jun (Prensa Latina) O Fogo Centro-Americano e Caribenho avança hoje para esta capital, onde em 23 de junho acenderá o caldeirão que iluminará o primeiro campeão da feira esportiva.
Reconhecimento merecido para um pequeno país que salvou o evento regional mais antigo do mundo após meses de tensões, esforços e vontade de vencer.
El Salvador conseguiu o que muitos hoje descrevem como uma façanha, uma proeza, pois foi uma vitória que muitos incrédulos questionaram.
Fazer em apenas um ano e meio o que outros normalmente levam de seis a quatro anos merece uma saudação e muitos aplausos.
Na véspera, o presidente do Centro Caribe Sports, o dominicano Luis Mejía, disse que “El Salvador já está pronto para os XXIV Jogos Esportivos da América Central e do Caribe”. As expectativas, acrescentou, são “sair na frente e fazer grandes jogos” e “ter conseguido resgatar alguns jogos que quase foram perdidos neste ciclo como resultado da pandemia e da demissão do Panamá”.
Tendo feito isso em um ano e meio, concedi o “título de proeza a El Salvador” e que vamos ter bons e excelentes jogos. É absolutamente uma façanha, destacou Mejía.
Isso será inédito, em um ano e meio, nunca vou recomendar um local como este, é muito para fazer em um ano e meio, disse o executivo, que também atua como vice-presidente da Confederação Mundial de Beisebol e Softbol (WBSC), o que mostra o enorme compromisso do pequeno Estado centro-americano que hoje se tornou um gigante.
Para iluminar a festa esportiva, o fogo já está próximo, circunda a capital, aproxima-se de Santa Tecla, a um passo de chegar a San Salvador, após sua marcha de mil quilômetros, de oeste a leste e depois retorna ao Centro onde dará origem à celebração de Jogos que são de todos, como disse esta semana uma autoridade cubana.
Para não desmerecer os organizadores no seu esforço, coube a “todos” reconhecer o grande valor demonstrado pelo país anfitrião e como todos devem contribuir para o sucesso do irmão mais novo.
Desde sua chegada, em 6 de junho, o Fogo Centro-Americano e do Caribe levou a ilusão dos Jogos pelos 14 departamentos do país, onde milhares de motoristas, transeuntes, estudantes e moradores dos municípios visitados puderam apreciar o símbolo do Olimpismo através deste fogo.
Amanhã, a tocha percorrerá o município de Santa Tecla até chegar à tarde a Nuevo Cuscatlán, em uma das últimas paradas antes de ser protagonista da inauguração dos Jogos San Salvador 2023, amanhã, no Estádio Nacional Jorge “Mágico” González.
Ali estará o primeiro campeão dos XXIV Jogos Esportivos da América Central e do Caribe: El Salvador.
jf/lb/hb