23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia se opõe à presença de líderes hostis na cúpula do Brics

Rússia se opõe à presença de líderes hostis na cúpula do Brics

Moscou, 22 jun (Prensa Latina) O vice-ministro russo de Relações Exteriores, Serguei Riabkov, qualificou hoje de inapropriada a presença do presidente francês Emmanuel Macron na próxima cúpula do grupo Brics, alegando que segue uma política antirrussa.

“Cabe à parte anfitriã definir o círculo de convidados, essa é a prática padrão. Não menos importante é que isso deve ser precedido de consultas a todos os membros do Brics”, enfatizou Riyabkov, informou a agência de notícias Sputnik na quinta-feira.

“A presença de um líder de estado que implementa uma política tão hostil e inaceitável, que argumenta com tanta ênfase e convicção que a Rússia deve ser isolada na arena internacional e compartilha a abordagem de nos infligir uma derrota estratégica, é claramente um convidado inadequado”, disse o vice-chefe de estado.

Riyabkov acrescentou que a Rússia compartilhou seu ponto de vista com os organizadores. “Não escondemos nossa posição, nós a comunicamos aos nossos colegas da República Sul-Africana e esperamos que eles a levem totalmente em consideração”, disse ele.

A 15ª cúpula do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) será realizada de 22 a 24 de agosto em Joanesburgo.

A ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, disse na segunda-feira, depois de se reunir com seu colega sul-africano Naledi Pandor, em Pretória, que o presidente Macron deseja ser o primeiro líder ocidental a ser convidado para uma cúpula do Brics.

mem/gfa/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES