A mostra pessoal é uma homenagem ao 60º aniversário da criação do livro ‘Noé delirante’ (1963), uma das obras fundamentais do poeta peruano e pai de Rosamar, Arturo Corcuera.
Com La ventana del Arca, colocamos em diálogo a poesia de Corcuera, a cerâmica de sua filha e as ilustrações que ela fez especialmente para a quinta edição de Noé delirante”, disse Lisandra Aguilar, museógrafa da exposição.
É muito emocionante para mim estar aqui em Havana, porque meu pai era um poeta que amava muito o povo cubano”, disse a ceramista.
A obra incorpora peças da coleção particular do artista ‘Canto y gemido de la Tierra’ e o público poderá apreciar a exposição até 23 de agosto deste ano.
Rosamar une dois aspectos fundamentais, a poesia nutrida diretamente por seu pai e a riqueza da cultura ancestral peruana que se reflete em sua cerâmica, comentou o embaixador do Peru em Cuba, Gonzalo Guillén.
Corcuera agradeceu à equipe de trabalho da missão diplomática peruana em Havana, à Aguilar, à Casa de las Américas e às autoridades culturais cubanas por ajudá-la a realizar seu sonho de expor na ilha.
Rosamar Corcuera é uma das artistas contemporâneas mais talentosas do Peru, inspirada na arte tradicional, nas lendas e nos ritos ancestrais de seu país.
Ela realizou várias exposições coletivas e individuais, incluindo a exposição itinerante ‘Iberoamérica Pinta’, que foi exibida em 23 países de língua espanhola.
Ela também participou de vários eventos de prestígio, como o Encontro Internacional de Arte “ARTifariti” (2008) e o Simpósio Internacional de Argila Calchaqui em Cusco, Peru (2022).
oda/mml/vnl/glmv