A própria fonte destaca ainda o encontro entre os chanceleres do Vietnã, Bui Thanh Son, e da China, Qin Gang, que discutiram medidas para promover o bom relacionamento entre os dois partidos e Estados comunistas.
De acordo com a notícia, nas conversações, Thanh Son sublinhou a grande importância que o seu país atribui ao desenvolvimento da associação de cooperação estratégica integral com a nação vizinha, classificando-a como uma das principais prioridades da sua política externa.
Qin Gang, por seu lado, assegurou que a China também considera o Vietnã uma direção prioritária na sua política externa de vizinhança, bem como nas relações entre o seu país e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O jornal Nhan Dan, por sua vez, refere-se às declarações do vice-ministro das Relações Exteriores, Nguyen Minh Vu, que afirmou que a visita oficial de Minh Chinh marca um importante passo de desenvolvimento nas relações entre os dois países e ocorre quando ambos comemoram o 15º aniversário de sua parceria estratégica abrangente.
Minh Vu destacou ainda que a presença do chefe de governo vietnamita mantém a tradição de reuniões e intercâmbios de alto nível entre os dois países e deve contribuir para fortalecer a confiança política e encontrar soluções para questões em que ambos têm diferenças.
Ele também antecipou que a visita de Minh Chinh se concentrará na busca de medidas específicas para impulsionar a cooperação econômica e comercial bilateral, especialmente o comércio transfronteiriço e intermunicipal de mercadorias, enquanto encontra soluções para acelerar projetos conjuntos de infraestrutura.
Além de visitar a nação vizinha, o primeiro-ministro vietnamita participará da 14ª Reunião Anual dos Novos Campeões do Fórum Econômico Mundial, que acontecerá na cidade de Tianjin.
Lá, ele fará um discurso na sessão plenária “Enfrentando ventos contrários: reiniciando o crescimento em um contexto frágil” para compartilhar a visão do Vietnã sobre o assunto e também abordará a reunião dos líderes sobre “Evitando uma década perdida”.
jf/mpm/ls