O evento contará com a presença de autoridades do setor dos 26 países membros da OMT no continente americano, que também participarão do seminário intitulado Investimentos sustentáveis, uma estratégia para a competitividade.
Espera-se que o presidente do Equador, Guillermo Lasso, participe do dia de abertura do evento na terça-feira, assim como o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.
Para o país anfitrião, essa será uma “oportunidade valiosa de demonstrar o progresso em sustentabilidade, competitividade empresarial e relevância internacional”, disse um comunicado do Ministério do Turismo.
Nesse sentido, o documento afirma que o governo promove o intercâmbio de experiências que impulsionam o desenvolvimento competitivo de empresas, produtos e destinos turísticos e que também permitem que o Equador se posicione como um destino comprometido com a gestão sustentável e consciente.
O fórum definirá o programa de trabalho da OMT para o período de 2024-2025 e os participantes discutirão, entre outras questões, como promover oportunidades para impulsionar a recuperação econômica e a geração de empregos no setor de turismo e sua cadeia de valor.
Antes de concluir, eles determinarão o local da 69ª edição da reunião regional, para a qual a OMT informou que recebeu o pedido de Cuba para sediar o evento.
lam/avr/bm