De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, no diálogo, as duas autoridades analisaram as questões discutidas durante a visita do principal diplomata dos EUA, Antony Blinken, a Pequim na semana passada.
Durante a ligação, o embaixador Xie Feng disse que uma relação sino-americana forte e estável é do interesse de ambos os países e da comunidade internacional.
Ele relembrou os apelos do presidente chinês Xi Jinping para que os laços bilaterais se baseiem no respeito, na coexistência pacífica e na cooperação mutuamente benéfica, ao mesmo tempo em que reiterou as linhas vermelhas de seu país em questões sensíveis, como a questão de Taiwan.
O diplomata disse que a China e os EUA devem trabalhar na mesma direção, melhorar o diálogo e administrar as diferenças.
Enquanto isso, o subsecretário Sherman deu as boas-vindas ao embaixador Xie Feng em seu novo cargo e reiterou a importância de manter os canais de comunicação abertos.
Essa conversa telefônica ocorre após a visita do Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à China na semana passada, durante a qual ele se reuniu com Xi Jinping e outras autoridades de alto escalão.
Após essas reuniões, as duas potências concordaram em aumentar suas interações de alto nível e os contatos interpessoais, bem como em administrar e buscar soluções para suas diferenças.
oda/ipf/bm