Paris, 1 Jul (Prensa Latina) A noite de sexta-feira e a madrugada de sábado deixaram novos episódios de violência e 994 detidos na França, na continuação dos protestos pela morte do adolescente Nahel, disseram hoje as autoridades.
Pelo quarto dia consecutivo, o caos reinou em várias cidades do país, desde terça-feira um policial matou a tiros a adolescente de 17 anos durante um controle de veículos no bairro de Nanterre, na região parisiense.
Segundo o Ministério do Interior, 1.350 veículos foram incendiados e cerca de 80 agentes ficaram feridos, sem saber o número de feridos entre os manifestantes.
Mais de 230 prédios foram danificados por incêndios ou ataques, incluindo cerca de 60 postos e delegacias de polícia, acrescentou a fonte.
Empresas também foram saqueadas na cidade de Bondy (Seine-Saint-Denis), no norte, e na cidade de Marselha, no sul, uma das maiores da França.
A morte de Nahel alimentou a polêmica sobre violência policial e discriminação, com apelos da ONU para resolver a situação.
O policial responsável está em prisão preventiva e em processo judicial, em meio a críticas e polarização política.
A violência continuou, apesar do destacamento de 45.000 membros das forças de ordem.
ro/wmr/ans