A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no contexto do SWR Doku Festival em Stuttgart, capital de Badem-Württemberg, e nela o júri elogiou Wenders, de 77 anos, por sua notável carreira.
O comitê de premiação decidiu que as obras do mestre “trazem o mundo aos olhos do público e revelam sua verdade e beleza”, informou o dw.com.
Wenders é responsável por documentários valiosos como Buena Vista Social Club (1999), Paris, Texas (1984) e The Sky Over Berlin (1987), e é considerado um dos cineastas mais importantes e influentes do mundo.
Buscar a vida, observá-la e reproduzi-la da forma mais pura possível é a grande força de Wim Wenders, disse o colega Volker Schlöndorff, diretor de The Tin Drum (1980), em seu discurso de elogio.
Schlöndorff destacou que todos os documentários de Wenders também podem ser vistos como longas-metragens de ficção e vice-versa.
O prêmio principal, doado pela emissora SWR e pela Sociedade de Cinema e Mídia de Baden-Württemberg (MFG), foi dividido com a diretora libanesa Lea Najjar por Kash Kash-Without Feathers We Can’t Live.
npg/dpm/mb