Os mexicanos dominam a tabela com quatro títulos, uma prata e um bronze, seguidos de perto pela Colômbia (2-5-1), que começou como favorita pré-competição para dominar o esporte.
Neste domingo, os organizadores programaram quatro finais, a que deviam incluir do Ómnium masculino, que foi suspenso ontem por causa das poderosas chuvas caídas nesta capital (ou seja, seriam cinco coroas em disputa).
Para a data do encerramento, no Velódromo Nacional de El Salvador, será resolvido além dos títulos na Madison, em ambos os sexos, o sprint entre as mulheres e o keirin para os homens.
Até agora, a máxima vencedora de títulos é a mexicana Victoria Velazco, com dois, alcançados na Ómnium e Perseguição por Equipe.
Na passada edição dos Jogos, Barranquilla 2018, México também dominou contra as previsões do ciclismo de pista, à frente de Cuba, Colômbia e Trinidad e Tobago, então a surpresa não seria maiúscula se os astecas conseguirem manter a vantagem no quadro de medalhas e prevalecer definitivamente em San Salvador.
jcm/yas/cm