Até agora, era obrigatório o uso de máscaras em centros de saúde, hospitais, farmácias e centros de saúde social, algo que termina assim que é publicado no Diário Oficial do Estado (BOE).
Em uma coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, José Miñones, indicou que o Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, com o relatório de alerta de especialistas de cada uma das comunidades autônomas, considera que a Covid-19 foi controlada, embora a doença ainda esteja presente.
De qualquer forma, não representa mais uma situação de crise de saúde, como foi consensualmente concluído, pois uma tendência decrescente foi observada desde novembro de 2022, disse Miñones.
Ele especificou que a menor virulência da variante ômicron, a alta taxa de vacinação e a infecção natural da população espanhola nos permitem determinar que “essa doença não constitui mais uma situação de crise de saúde na Espanha”.
No caso de lares para idosos e pessoas com deficiências, Miñones disse que eles são instados a tomar “precauções extras no caso de aparecimento de sintomas em trabalhadores, residentes ou visitantes, para evitar surtos e cuidar do bem-estar dos idosos, tanto física quanto emocionalmente”.
mem/ft/bm