Essa é a melhor notícia que poderíamos dar (…) estamos melhorando a qualidade do emprego e nosso país está se aproximando dos 21 milhões de membros”, disse exultante a segunda vice-presidente e Ministra do Trabalho, Yolanda Díaz.
Em declarações à TVE, o líder do movimento Sumar também afirmou que as políticas do governo, como a reforma trabalhista e os aumentos no salário mínimo, são um indicador de que estão trabalhando para o bem do país.
A tabela anual mostra que o emprego tem 521.610 afiliados a mais do que há um ano, enquanto o desemprego acumulou uma queda de 191.740 pessoas, deixando o total no valor mais baixo dos últimos 15 anos.
O Serviço Público Estadual de Emprego (SEPE) indicou que, pela primeira vez desde 2008, o número de desempregados caiu para menos de 2,7 milhões.
Enquanto houver uma família com um membro da família desempregado, temos que continuar trabalhando”.
Por setor, o aumento do emprego se concentrou em serviços, com 72.343 afiliados a mais, enquanto diminuiu na agricultura, com 31.984 empregos a menos.
No total, nos primeiros seis meses do ano, foram criados 448.065 empregos, completando o melhor período de janeiro a junho de toda a série histórica”, destacou o Ministério da Inclusão.
mem/ft/bm