Os Tigres Azuis conquistaram a vitória nos pênaltis por 5–4 depois de empatar em 1–1 no final do regulamento no lotado Estádio Sree Kanteerava.
A seleção indiana chegou à final após vencer o Líbano nas semifinais, enquanto o Kuwait derrotou Bangladesh por 1 a 0 no outro confronto das quartas de final.
Este foi o segundo confronto entre Índia e Kuwait neste torneio, já que ambas as equipes terminaram o confronto anterior na fase de grupos empatando em 1 a 1. O primeiro-ministro Narendra Modi juntou-se às felicitações à seleção nacional nas redes sociais com um post elogiando o desempenho dos jogadores, que ele disse serem movidos pela determinação e tenacidade, inspiradores e notáveis.
Sob as hashtags # SAFFChampionship2023, #IndianFootball, entre outras, ainda chovem no Twitter mensagens de alegria e orgulho pelo triunfo da seleção do maior país do subcontinente.
Com a vitória do SAFF 23, a Índia garantiu um lugar no sorteio das eliminatórias com vista a conseguir a participação no próximo Mundial 2026, que lhe corresponderá jogar no grupo dois com as seleções do Uzbequistão, China, Vietnã, Síria, Jordânia, Bahrein, Palestina e Quirguistão.
Alcançar a participação na competição máxima seria um marco para o país sul-asiático, já que só se classificou para um mundial de futebol em 1950, após a retirada de seus rivais da região, e mesmo assim, a seleção indiana não pôde disputar o torneio.
oda/lrd/cm