Em uma conferência de imprensa conjunta com seu homólogo argelino, Ahmed Attaf, realizada neste sábado na capital persa, o ministro de Relações Exteriores iraniano destacou que Teerã e Argel sempre mantiveram importantes diálogos e consultas em nível de altas autoridades sobre questões políticas e continuarão a fazê-lo.
As relações entre os dois países estão no caminho certo (…) Na reunião de hoje, concordamos em realizar um comitê de acompanhamento do Alto Comissariado Conjunto no nível do primeiro vice-presidente do Irã e do primeiro-ministro da Argélia. Suas reuniões serão realizadas nas capitais dos dois países em um futuro próximo”, disse ele.
Abdolahian anunciou que o presidente persa Ebrahim Raisi planeja participar do Fórum dos Países Exportadores de Gás (FPEG) a ser realizado na Argélia, um evento que, segundo ele, seria uma boa oportunidade para consultas diplomáticas bilaterais e também com outros membros participantes.
Attaf, por sua vez, enfatizou que as relações entre o Irã e a Argélia estão se desenvolvendo em vários campos nacionais e internacionais e eles discutirão todos os detalhes desses laços além da reunião de hoje.
Entre as intenções delineadas está a de acelerar a cooperação nos campos de ciência e tecnologia, negócios baseados em conhecimento, meio ambiente, novas energias, agricultura, medicina, turismo, indústria e mineração.
mem/ycv/glmv